quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Universidade Federal do Ceará tem disciplina de Educomunicação

Na manhã desta quarta-feira, 25, iniciaram as aulas da disciplina de Educomunicação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a primeira com este nome. A matéria está em sua quarta turma e é ministrada pelas professoras doutoras Cátia Silva e Andrea Pinheiro, docentes da UFC do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD).


Na foto, as professoras aparecem conversando com parte da turma

A discente do mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina e integrante do Grupo Educom Floripa, Roberta França, está em Fortaleza para finalizar sua pesquisa de mestrado e também se inscreveu na disciplina. "Espero poder colaborar com as discussões, certamente vou aprender bastante. O Ceará tem muitas iniciativas e neste espaço vamos poder aprender juntos muita coisa sobre as teorias e as práticas educomunicativas", destaca a mestranda que é fortalezense.

O curso acontece todas as quartas-feiras pela manhã durante este semestre, no Campus do Pici, e tem a presença de alunos de vários cursos, como pedagogia, comunicação, filosofia, música, além dos próprios alunos de SMD. No planejamento da disciplina estão previstas, além de leituras teóricas sobre o tema, aulas-passeios, onde os participantes poderão conhecer iniciativas que também estão no interior do estado. "As vezes a gente pensa que tudo só acontece na capital, mas tem muita gente fazendo muita coisa legal por aí. Em alguns lugares a tecnologia eletrônica é precária, existem escolas sem sinal de wifi, mas tem pessoas criando iniciativas bem interessantes", enfatizaram as professoras durante a primeira conversa. Cátia Silva e Andrea Pinheiro também são membros da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.


Roberta França, integrante do grupo Educom Floripa, posa para foto com as professoras Andrea e Cátia


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Membros do grupo publicam artigo sobre blogs escolares

Imagem meramente ilustrativa retirada da internet

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/Udesc), Raquel Schöninger, e a docente Ademilde Sartori publicaram artigo na Revista de Educação PUC Campinas (v. 19, n. 2). As autoras são membros do Grupo Educom Floripa.

O texto versa sobre os blogs escolares como ferramentas de educação e de aprendizagem colaborativa. A revista, impressa e online, disponibiliza o artigo completo neste link. Abaixo, conheça o resumo do texto Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa

Resumo

Instituições escolares estão adotando dispositivos de comunicação disponibilizados pela rede que viabilizam propostas pedagógicas que promovem a aprendizagem colaborativa. Este artigo trata das conclusões obtidas pela realização de uma pesquisa documental com a intenção de compreender como a escola básica cria e mantém dispositivos de comunicação com os alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo e interpretativo. O procedimento metodológico consistiu na análise de documentos escritos online: os blogs das Escolas Básicas Municipais. O corpus da pesquisa foi constituído por 24 blogs de escolas básicas da rede municipal de Florianópolis. A partir de suas características interativas, comunicacionais, institucionais e pedagógicas, a análise buscou compreender como as escolas estão propiciando dispositivos que favoreçam a  construção de ambiências comunicativas. O blog é um dispositivo de comunicação potencialmente interativo porque permite a coautoria, a troca de papéis entre emissor e receptor, e a mensagem se torna uma construção conjunta entre ambos. A pesquisa verificou a subutilização da característica de interatividade como consequência da maneira ela qual o blog tem sido administrado, com um autor apenas, o que reduz sua capacidade comunicativa e implica a necessidade de desenvolvimento de estratégias para o domínio  técnico do dispositivo bem como um maior aprofundamento na compreensão do que vem a ser interatividade. Há a necessidade de se potencializar o ambiente comunicativo na escola, e os blogs têm uma importante contribuição a dar.

Palavras-chave: Ambiência comunicativa. Aprendizagem colaborativa. Blog. Comunicação. Ecossistema comunicativo. Interação.


Para conhecer outros textos desta edição da revista, acesse aqui.

Fonte: Educom Floripa