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| Parte do grupo Educom Floripa reunido após o momento do estudo | 
As discussões foram sistematizadas pelo grupo de Pesquisa Educom Floripa e divididas com discentes do 
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de 
Santa Catarina (PPGE/UDESC), sob a orientação da Profa. Dra. 
Ademilde Sartori, líder do grupo de pesquisa. Conheça um pouco dos livros:
Sobre Educomunicação para além do 2.0
O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho 
coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é 
estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início 
de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no 
contexto da cultura digital, para além do 2.0. Atualmente as formas 
da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos 
videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula 
permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade 
industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da 
educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na 
autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma 
mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas. O 
livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: 
"Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e 
Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da 
"Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com 
artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar
 de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, 
finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa 
Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo 
Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas 
Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara 
Osuna. 
Sobre Comunicação na Educação
Neste livro, o autor discute questões fundamentais que envolvem a educação (tais como a alfabetização, o papel do livro, o papel da escola), relacionando-as aos temas do universo da comunicação (como a televisão e as novas tecnologias), e estende sua reflexão sobre os desdobramentos que essa relação acarreta para a sociedade.
Dialogando com ideias de outros intelectuais de diversas áreas, Martín-Barbero debate variados conceitos, pensando a comunicação e a educação a partir das transformações que se passam no mundo contemporâneo.
Fonte: Paulinas e Editora Contexto



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