quarta-feira, 18 de março de 2015

Integrante do grupo ministra oficina em disciplina de Educomunicação no Ceará

Durante a manhã desta quarta-feira, 18, Roberta França, integrante do grupo Educom Floripa e mestranda em educação do PPGE/UDESC, ministrou oficina de como planejar uma oficina. O público foi formado por alunos da disciplina de Educomunicação ofertada na graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), da Universidade Federal do Ceará. A disciplina tem a coordenação das professoras Cátia Silva e Andrea Pinheiro, que pensam os encontros com a turma também como uma prática educomunicativa.

A oficina de "Como ministrar uma oficina?" teve o intuito de apresentar uma outra forma de educação, a partir de um processo educativo e dialógico. "Pensamos muita coisa hoje: como planejar uma oficina, quais nossas memórias sobre educação, a oficina como uma espaço importante de estudo, ensino e aprendizagem. O momento também serviu para que a gente possa pensar uma formação educomunicativa que consiga ir muito além das tecnologias digitais, que consiga se colocar como momentos e espaços que tocam as pessoas", conta Roberta França que é ouvinte da disciplina, jornalista, especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem e está no Ceará para a pesquisa de campo do seu trabalho de dissertação. 


Conversa com o grupo durante a oficina

Nesta mesma manhã, aconteceu também a oficina "Acessibilidade na Web", ministrada por André Gomes, pedagogo que atua com sistemas de informatização acessíveis e tem deficiência visual. A turma teve a oportunidade de passear pelo sistema operacional Dosvox e conhecer a acessibilidade de alguns sites, dentre eles o blog do Grupo Educom Floripa, testado e aprovado pelo pedagogo. 

Os discentes da disciplina de Educomunicação se preparam para ministrar oficinas em duas aulas passeio. Além de conhecerem iniciativas de educomunicação no estado, os educandos também receberão e ministrarão formações sobre vários temas durante as aulas passeio. A ideia é proporcionar interação e trocas de saberes entre os educandos da universidade e àqueles das instituições visitadas.




Fonte: Educom Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário