quinta-feira, 17 de abril de 2014

Palestrantes do Colóquio de Educomunicação 2014

Sessão de Palestras

Dra. Ademilde Silveira Sartori – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil.
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente coordena o Laboratório de Mídias de Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, tecnologia educacional, educação a distância.

Dr. Adilson Citelli – Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. É Professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP. Ministra cursos e orienta dissertações e teses nas áreas de Comunicação e Linguagem, com ênfase nas subáreas: comunicacão/educacão, educomunicação, comunicação/linguagem. É autor de inúmeros artigos e livros, dentre alguns deles: Comunicação e educação: a linguagem em movimento (SENAC, 2000); Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento (Org.com Cristina Costa). São Paulo, Paulinas, 2011; Educomunicação. Imagens do professor na mídia (Org.). São Paulo, Paulinas, 2012.

Dr. Elias Said Hung  – Universidad Del Norte, Colômbia.
Sociólogo da Universidade Central da Venezuela e doutorado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid. Atua como professor e pesquisador do Departamento de Comunicação Social e Jornalismo, e Diretor do Centro de Educação (OECC), Universidade do Norte. Nos últimos anos, editou e escreveu mais de 9 livros, 20 artigos em periódicos científicos indexados nos sistemas de indexação JCR e outros, e tem falado em mais de 30 conferências acadêmicas internacionais. Seus interesses de pesquisa são orientados para o estudo das redes sociais e da Sociedade da Informação, o jornalismo online e comunicação e das TIC na Educação.

Msc.  Gabriela Bergomás – Universidade Nacional  de Entre Ríos,  Argentina.
Diretora Geral da Faculdade de Ciências da Educação, da Universidade Nacional de Entre Rios. 1983. Apresenta Mestrado em Educação, especialização em Comunicação e Educação (Universidade Nacional de Entre Ríos.2011).





Dr. Guillermo Orozco-Gómez – Universidade de Guadalajara, México.
É professor Titular do Departamento de Estudos de Comunicação Social, da Universidade de Guadalajara (México), tem Licenciatura em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, é especialista em pedagogia da comunicação pela Universidade de Colônia (Alemanha) e mestre e doutor em educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). O professor também é Membro da Academia Mexicana de Ciências.



Dr. Matthew W. Broda – College of Wooster, Estados Unidos.
É Bacharel em Ciências pela Kent State University (Ensino Fundamental, 1999); Mestre em Educação pela Ashland University (2004); Doutor em Filosofia pela Kent State University (Currículo e Instrução, 2007).
Professor Assistente do Departamento de Educação da Universidade de Wooster (EUA).



Dra. Roxana Cabello – Universidade Nacional de General Sarmiento, Argentina.
Apresenta Doutorado em Comunicação Social (USAL) e trabalha como pesquisadora, professora da Universidade Nacional de General Sarmiento, em Buenos Aires (Argentina), onde coordena o Observatório Uso de Mídia Interativa (IHMI).
Dedica-se a pesquisas sobre problemas relacionados com as implicações da expansão da tecnologia da informação e comunicação em vários campos, especialmente investigando as consequências desses processos na educação e entretenimento e analisar as suas opções em relação à promoção de processos de desenvolvimento. Publicou livros e artigos na área da Ciberjogos, Cultura Digital, Tecnologias e Educação.

Msc. Yenny Aguilera – Facultad Católica Nuestra Señora de Asunción, Paraguai.
Possui Mestrado em Psicologia da Educação (Universidade de Utah, EUA); Licenciatura em Psicologia.







Sessão de Mesa Redonda e Debate

Dra. Alba Battisti Regina de Souza – UDESC
Dra. Ana Maria Hoepers Preve – PPGE/UDESC
Dr. Emerson Cesar de Campos – PPGH/UDESC
Dra. Gisela Eggert-Steindel – PPGE/UDESC
Dra. Gisele Girardi – UFES
Dr. Guilherme Carlos Correa – UFSM
Dr. Lourival José Martins Filho – UDESC
Dra. Margaret Maria Chillemi – PUC/SP
Dra. Maria Conceição Coppete – UDESC
Dra. Maria Isabel Orofino – ESPM
Dra. Mariléia Maria da Silva – PPGE/UDESC
Dra. Rosane Rosa – UFSM
Dr. Sérgio Fabiano Anníbal – Unesp
Dra. Silvia Maria Fávero Arend – UDESC
Dra. Sonia Maria Martins de Melo – PPGE/UDESC
Dr. Wenceslao  Machado de Oliveira Jr. – UNICAMP
Msc. Enemari Salete Polettti – Secretaria de Educação de SC
Msc. Raquel R. Zmorzenski V. Schöninger – EBM Osmar Cunha
Msc. Simone A. De Bona Portón – EBM Dom Anselo Pietrull
Daniel Binda – Centro Educacional Marista de São José
Paulo Lima – Revista Viração

Nenhum comentário:

Postar um comentário